PUBLICAÇÕES

 ESTAÇÃO

ESTAÇÃO

25 anos de VIDA entre CIDADES

| Autor PAULA TELES

| Edição mpt

| ISBN 978-989-8427-35-9

| Idioma Português

 

TER MOBILIDADE É SER LIVRE 

O livro ESTAÇÃO é uma síntese de 25 anos de trabalho de Paula Teles em Mobilidade Urbana Sustentável em Portugal e nalguns pontos do Mundo. Durante este tempo, foi técnica, autarca e professora universitária, sempre teve como foco do seu trabalho a mobilidade e os transportes numa simbiose perfeita com o direito à cidade e à qualidade de vida urbana. Este percurso permite sentir a importância absoluta da Estação, enquanto interface e nós das redes no sistema da operação da Mobilidade Urbana Sustentável e, enquanto lugar de excelência de encontros e de efeitos.

 

“Não podemos continuar a gastar mais dinheiro em medidas completamente avulsas, nada articuladas, nada planeadas. É tempo de uma visão mais holística sobre o futuro das cidades, sempre numa perspetiva mais humanizada, em que as pessoas sejam o centro das políticas públicas e não as infraestruturas. Lamentavelmente, Portugal manifesta uma total ausência de planeamento urbano, associado, consequentemente, a uma ausência de planeamento da mobilidade. Estes 25 anos de desfasamento trouxe problemas irreparáveis para a qualidade de vida dos cidadãos. De resto, basta observarmos um dos problemas globais mais mediáticos do momento, o aquecimento global.

 

Mas esta mudança de paradigma só será efetiva com uma boa articulação com os restantes modos de mobilidade mais urbanos, apostando de forma séria nos modos suaves, andar a pé e andar de bicicleta e criar transportes públicos em canais próprios num resgate planeado e sistematizado à infraestrutura atual do automóvel.

 

Por outro lado, urge uma enorme mudança de atitude, exatamente no mesmo tempo que a Europa nos permite a Bazuca e estamos a um pé de iniciar o pt2030. E acresce, ainda, esta ser a última estação antes de Eleições Autárquicas, estação essa que terá de lançar muitos reptos aos políticos locais para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.”

 

Entre Artigos escritos e Entrevistas agora apresentadas, “não só fica o registo do tempo da minha vida entre cidades, mas, também, o de Portugal, entre políticas e pressupostos técnicos, entre padrões de mobilidade e diferentes geografias, entre desafios e problemáticas, entre infraestruturas e pessoas, quase que numacaça louca à sobrevivência pelo direito ao território, e à qualidade de vida mais eficiente, sustentável e saudável!”. Eis a Estação, o quinto livro da Autora.

 

 

NOTA DE AUTOR

 

COMPRAR NA WOOK

 

 

 Bikes

A CIDADE DAS BICICLETAS

Gramática para o desenho de cidades cicláveis

| Autor PAULA TELES

| Edição Novembro

| ISBN 978-989-54356-6-1

| Idioma Português

 

Este novo livro, essencialmente técnico, “A Cidade das Bicicletas – Gramática para o desenho de cidades cicláveis” é um trabalho que dá resposta ao novo paradigma da mobilidade urbana. Trata-se de uma Gramática simples, ágil e prática que permite identificar e sistematizar códigos de desenho para a melhor leitura dos percursos nas cidades, tornando-as cidades mais seguras, mais acessíveis e mais sustentáveis.

 

NOTA DE AUTOR

 

COMPRAR NA WOOK

COMPRAR NA BERTRAND

COMPRAR NA FNAC

COMPRAR NA ALMEDINA

COMPRAR NA A+A

 

 

 

Cidade

A CIDADE DAS (i)MOBILIDADES

Manual Técnico de Acessibilidade e Mobilidade para Todos

| Autor PAULA TELES

| Edição mpt® 2014

| ISBN 978-989-8427-32-8

| Idioma Português+Inglês

 

Este livro, essencialmente técnico, é escrito sobre um imenso vale de reflexões sociais, sociológicas, ou no limite, até políticas. Não obstante ter no seu conteúdo Boas Práticas e Anotações para o Desenho Urbano, tem subjacente a dimensão política do direito de todos poderem aceder aos bens que a cidade deve oferecer.

 

 

 

Capa

CIDADES DE DESEJO ENTRE DESENHOS DE CIDADES

Boas Práticas de Desenho Urbano e Design Inclusivo

| Autora PAULA TELES

| Edição 2009

| ISBN 978-989-96273-0-7

| Idioma Português

 

Este livro representa uma síntese da aprendizagem e trabalho desenvolvido nos últimos 15 anos nas diversas plataformas profissionais: autarquias, instituições, universidades, empresas. Foi na tentativa de encontrar as melhores soluções técnicas para o redesenho das vilas e das cidades, no contexto das inúmeras diversidades paisagísticas, arquitetónicas e sociais desses lugares, que este documento será um instrumento precioso, contribuindo para agilizar o processo de planeamento, do projeto e das obras nas vilas e cidades portuguesas.

Permitirá, ainda, a valorização do conhecimento de técnicos, políticos, construtores, promotores e demais pessoas da sociedade civil para a informação dos novos paradigmas das sociedades contemporâneas e das obrigações que os profissionais e os governos locais, regionais e centrais devem ter na construção de territórios democráticos e, inclusivos.

 

 

 

Capa

GUIA DE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS

Apontamentos para uma melhor interpretação do DL 163/2006 de 8 de agosto 

| Coordenação Geral PAULA TELES

| Edição 2007

| ISBN 978-989-8051-04-2

| Idioma Português

 

Lançado em 2007, o Guia de Acessibilidade e Mobilidade para Todos, uma ferramenta técnica de descodificação da nova legislação sobre a acessibilidade (DL 163/06, de 08 de Agosto) que veio substituir o DL 123/97, de 22 de Maio pretende ser uma ajuda na construção de cidades acessíveis a Todos.

Através do desenho da legislação permite a valorização do conhecimento de técnicos, políticos, construtores, promotores e demais pessoas da sociedade civil para a informação dos novos paradigmas das sociedades contemporâneas e das obrigações que os profissionais e os governos locais, regionais e centrais devem ter na construção de territórios democráticos e, inclusivos.