Projeto. Complexo Desportivo Lino Correia - Guiné Bissau...

Ano. 2013

Descrição. A ENCOMENDA

O complexo desportivo Lino Correia, atual Estádio “Lino Correia”, esta situado no coração da cidade e junto à via principal que liga o centro ao aeroporto. Pretende- se, com este projeto, criar uma nova centralidade para cidade, potenciando a sua vertente desportiva e conferindo-lhe uma vertente sócio-cultural importante. Sendo a Guiné Bissau um pais em desenvolvimento, a sua Capital deve ser o motor desse crescimento e apresentar soluções sustentadas e inovadoras.

Lino Correia, visa a captação de jovens talentos para a prática desportiva, promovendo a educação integrada complementar à escola. Neste equipamento assumidamente desportivo, com a integração de uma cantina, uma sala de estudo/biblioteca e diversas outras áreas desportivas, os jovens poderão ocupar os seus tempos livres na pratica desportiva e, em simultâneo, terem um acompanhamento profissional e pedagógico nas diversas áreas de desenvolvimento pessoal, de resto, essenciais na aquisição de formação e conhecimento.

 

O PROJETO: mais do que um projeto Desportivo

No que respeita ao programa do complexo, o campo de jogos existente transforma-se num estádio para 6000 lugares sentados e que ocupa a parte central do projeto. Para além deste, existem ainda dois campos de treinos (futebol 11 e 7) e dois campos de jogos (futebol 5) facilitando o uso simultâneo por diversas equipas e faixas etárias. O ginásio e a clinica de fisioterapia surgem como apoio aos espaços desportivos e podem ser também usados pela comunidade, estando assim localizados junto à rua.

Em complemento aos espaços desportivos existem vários espaços que proporcionam aos jovens uma integração das várias vertentes do desenvolvimeais do que um projeto Desportivonto pessoal, havendo uma cantina para que possam almoçar depois da escola e uma biblioteca/sala de estudo para estarem enquanto não treinam, promovendo a educação e evitando que iniciem a vida profissional cedo para suporte financeiro familiar.

Para além da vertente educativa e desportiva, este complexo visa ainda dar resposta a algumas necessidades da cidade e promover novos espaços com qualidade. Assim, o complexo abre-se para a rua, constituindo-se como uma continuidade da própria cidade, criando uma praça semi privada, sombreada, com algumas lojas, cafetaria e restaurante associado. Na fachada principal, voltada para a avenida, surgem varias lojas que visam criar uma nova centralidade comercial e atrair potenciais investidores para esta zona.

Tendo em conta a forte vertente turísticas das ilhas e o facto de muitos turistas passarem apenas uma noite na capital, este complexo e as suas valências pode funcionar como polo de atracão e concentração cultural, constituindo-se como um lugar âncora da cidade. Um local para quem pratica desporto, para quem vive e trabalha na cidade e, também, para quem a visita.

 

OPÇÕES DE ARQUITETURA E DESIGN

Espacialmente, o edifício possuiu um volume inferior constituído pelas lojas, cafés, estádio (bilheteiras, zonas de entrada, balneários e zonas de apoio) e clinica de fisioterapia e, ainda, um volume superior em forma de 'L' onde se localizam as zonas vips, restaurante, cantina, biblioteca/sala de estudo e todas as zonas de apoio necessárias. Toda a conceção arquitetónica e opções de design assentam em dois pilares fundamentais: a arquitetura inclusiva, capaz de dotar o espaço para todas as pessoas inclusive as de mobilidade reduzida e, também na sustentabilidade ambiental.

Tendo em conta a inexistência de materiais nacionais procurou-se utilizar materiais de fácil transporte e aplicação. A fachada inferior é revestida a metal distendido pintado a cinza chumbo, permitido a ventilação direta em algumas zonas, nomeadamente na zona superior das bancadas. As zonas de lojas e bilheteiras são envidraçadas promovendo uma maior ligação entre interior/exterior. O volume superior é revestido a tecido metálico e tem várias silhuetas de jogadores em movimento, identificando por um lado a especificidade desportiva/futebolística do complexo e mostrando dinamismo e movimento como posturas necessárias para o país. Na zona da praça este volume está sobre uma cortina de pilares, fazendo a transição entre o espaço eminentemente publico, a rua, e o espaço da praça.

As cores/materiais utilizados são sobretudo os metais e as cores quentes, associando assim a pureza e a resistência do povo guineense à sua força e energia interiores. Em suma, este projeto, com a sua imagem moderna e inovadora pretende ser uma fonte de inspiração mas sobretudo um equipamento de referência para o crescimento sustentado do país e do seu povo.

Vista 3D

Vista 3D

Planta de Implantação

Planta de Implantação

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D

Vista 3D