Cliente. Câmara Municipal de Torres Vedras

Projeto. Plano Setorial de Promoção da Acessibilidade...

Ano. 2012

Descrição. Este programa tem como objetivo principal garantir a acessibilidade das praias a Todos, assegurando conforto e dignidade de utilização para todo e qualquer cidadão, reforçando o desenvolvimento individual e coletivo e a construção de cidadania e urbanidade.

É de referir que para cumprir o objetivo supracitado, foram utilizados alguns dos critérios definidos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), nomeadamente: o acesso pedonal fácil, o estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência e passadeiras no areal.

O caminho para alcançar o objetivo principal deste Programa, a acessibilidade e mobilidade para Todos, passa pela definição de um percurso acessível e pela eliminação de barreiras arquitetónicas/urbanísticas na área envolvente às praias, em equipamentos de apoio, e também pela adoção de elementos com design inclusivo.

O Programa Sectorial de Promoção da Acessibilidade deverá, assim constituir-se como um instrumento determinante na definição do um novo desenho urbano para as áreas balneares de Torres Vedras, permitindo Acessibilidade para Todos.