Paula Teles - Timeline

1993

Em Julho de 1993 conclui o curso de Engenharia Civil, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tirando a opção de Planeamento do Território, Ambiente e Transportes.

 

1994

A 1 de Março de 1994 é admitida na Carreira Técnica Superior de Engenharia Civil da opção de Planeamento na Câmara de Matosinhos, sendo inserida no Departamento de Planeamento.

Dentro deste Departamento é integrada na Divisão de Circulação e Transportes, lugar que ocupou com funções de coordenação até 31 de Julho de 2004, a partir da qual entrou em regime de Licença sem Vencimento.

 

1995

Em Maio de 1995 conclui o curso de Pós-Graduação: "Estratégias e Metodologias da Gestão Urbanística", realizada na FEUP.

Participa no Projecto PROACCESS: "Construir uma cidade sem barreiras", da iniciativa da Secretaria Nacional da Reabilitação. O principal objectivo deste trabalho foi chamar a atenção para o problema da falta de acessibilidades no espaço público e no edificado, para as pessoas com mobilidade reduzida, por forma a criar-se normas de construção que visem soluções integradas. Trabalho que esteve na base da criação do actual decreto-lei das acessibilidades.

1996

Em Dezembro de 1996 cria e dirige a empresa Engitrânsito - Engenharia e Técnicas de Trânsito, Lda. com sede em Leça da Palmeira, tendo efectuado trabalhos na área do trânsito, nomeadamente projecto e execução de sinalização horizontal e vertical definitiva, para diversas entidades públicas, donde se destaca a Câmara Municipal do Porto.

Cessa esta actividade em Dezembro de 1998.

 

2003

Em 2003, e em colaboração com a APPLA - Associação Portuguesa de Planeadores do Território, cria o projecto da "Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos", com a entrega da respectiva Bandeira da Mobilidade, e com o objectivo da eliminação das barreiras urbanísticas, por forma a criar uma Cidade para Todos e em especial para aqueles que possuem mobilidade reduzida. Este projecto, onde é Coordenadora Nacional, contempla actualmente cerca de 80 Municípios Portugueses.


2004
Em 2004 cria a Sociedade Unipessoal M.pt, mobilidade.paulateles com sede no Porto, para o desenvolvimento de estudos, projectos e consultoria na área da Mobilidade, Engenharia de Tráfego, Transportes e Ordenamento do Território, estando actualmente a desenvolver vários projectos para diversas entidades, a referir alguns Planos de Mobilidade e Transportes para Municípios. (Conceitos de Corredores de Bicicletas, Transportes Públicos Ecológicos, Áreas Pedonais, Interfaces, Estacionamento e Sistemas de Cargas e Descargas, etc.)

É neste ano que também inicia actividade de Assessora Autárquica na área do Trânsito e Mobilidade Urbana em vários municípios.

Termina o Mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pelas Faculdades de Engenharia e Arquitectura da Universidade do Porto.

Lecciona disciplinas na área da Mobilidade para Todos em cursos de formação e pós-graduações.

Inicia a carreira de docente no Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração de Aveiro (ISCIA) onde coordena o Departamento de Dinâmicas em Rede e Mobilidade.


2005
A 9 de Abril de 2005 é lançado o livro "Os territórios (sociais) da Mobilidade", no Auditório da Câmara Municipal de Matosinhos. Este trabalho aborda a mobilidade de vários sectores sociais que, embora em emergência, têm sido permanentemente ignorados nos projectos, a referir, os idosos e as pessoas de mobilidade reduzida.

No ano lectivo 2005/2006 é docente convidada da Universidade de Aveiro leccionando as cadeiras de Planeamento Urbano, Planeamento da Cidade e Circulação e Planeamento dos Transportes aos cursos de licenciatura de Planeamento Regional e Urbano, Gerontologia (saúde) e Engenharia Civil.

Integra a Secção de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro.


2006
Coordena o número especial da Revista Planeamento sobre Mobilidade.

Neste ano cria o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM).

Co-autora do livro "Desenho Urbano e Mobilidade para Todos"

Com a revisão do Decreto Lei das Acessibilidades - Decreto-Lei nº163/2006 - fez parte de um grupo restrito de especialistas (total de 3) que deu formação a nível nacional para a sua promoção e melhor interpretação.


2007

Torna-se Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM).É convidada para inúmeras apresentações ao nível nacional e internacional.

Torna-se especialista em Acessibilidade e Mobilidade para Todos.

A convite do Governo Português para coordenar uma publicação que desenhasse a lei portuguesa das acessibilidades - Decreto-Lei nº163/2006 - "Guia Acessibilidade e Mobilidade para Todos".

É convidada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) a integrar um programa de formação do governo Português sobre esta matéria.

É convidada pelo Instituto Superior Técnico (IST) a leccionar no mestrado Design para a Diversidade.

Durante este ano reúne um número significativo de entrevistas cedidas sobre Mobilidade aos diferentes tipos de imprensa: jornais; revistas; rádio e televisão.

É oradora no V Encuentro Ciudadano con la Movilidad com o tema "Movilidad para todos", em Bilbao, Palacio Euskalduna.

É a Coordenadora Geral do projeto do Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho - Vila Nova de Foz Côa.


2008

É convidada pela Secretaria de Estado da Reabilitação para coordenar o Grupo de trabalho com vista às alterações|correcções da actual e recente lei das acessibilidades e mobilidade para Todos.

No âmbito do Instituto de Vilas e Cidades com Mobilidade tem a coordenação de vários projectos, a destacar a FORMAÇÃO na área da mobilidade, o Jornal Planeamento e Cidades e várias candidaturas ao QREN, designadamente, o projecto “AMP Acessível” em parceria com a Área Metropolitana do Porto e a elaboração da 1ª geração de Planos Municipais de Promoção da Acessibilidade em parceria com cerca de 25 autarquias portuguesas.

Torna-se membro da ENAT, European Network for Accessible Tourism.

Integra os Órgãos Sociais da APTTA, Associação Portuguesa de Turismo Acessível.

É nomeada pelo Governo português para integrar o Grupo de Trabalho da Acessibilidade.

Inicia o desenvolvimento de um conjunto de trabalhos sobre Acessibilidades e Mobilidade para Todos para a Secretaria de Estado Adjunta e da Reabilitação do Governo Português.

Eleita Presidente da Comissão Técnica de Acessibilidade e Design Inclusivo – IPQ – Instituto
Português da Qualidade – Abril de 2008.

Elaboração das Normas Técnicas para a Certificação da Acessibilidade e Design Inclusivo em Portugal.

Coordenadora Geral de vários Programas de Promoção da Acessibilidade de Âmbito Municipal, Local e Setorial: Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis) Associação de Municípios do Vale do Sousa - Rota do Românico (Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel) e Municípios de Coimbra, Guimarães, Lagos, Leiria, Maia, Matosinhos, Odivelas, Palmela, Penafiel, Peniche, Ponte da Barca, Portimão, Sever do Vouga, Vila Franca de Xira, Viseu e Vila Real de Santo António.


2009

Em Janeiro é convidada para coordenadora geral do Conselho Consultivo da Acessibilidade da Área Metropolitana do Porto.

Recebe convite para leccionar a disciplina de Design Universal no curso de Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Em Abril representa Portugal no CEN – Comité Européen de Normalisation – em Bruxelas, sobre normalização em matéria de acessibilidade e design inclusivo.

Em Maio é convidada pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, para acompanhar o Governo Português numa visita de trabalho ao Instituto Municipal de Personas con Disminuicón - Ayuntamiento de Barcelona no âmbito do Plan de Accessibilitad a la Ciudad para Todas las Personas.

Integra a equipa docente do CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade – da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (http://www.acessibilidade.net/contactos.php)
Coordenadora Geral de vários Programas de Promoção da Acessibilidade de Âmbito Municipal.

É a Coordenadora Geral do projeto de Execução para a obra de Requalificação da Baixa de Vilamoura.

A 8 de Setembro, no Auditório da Área Metropolitana do Porto, numa cerimónia presidida por Sua Ex.ª Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação Idália Moniz, Paula Teles lança o livro com o título: ”Cidades de Desejo entre Desenhos de Cidades – Boas práticas de Desenho Urbano e Design Inclusivo”.


2010

É investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro num projecto de mobilidade.

Foi a única técnica portuguesa convidada pelo Governo Português, enquanto oradora, para o lançamento do Programa RAMPA, na Universidade de Aveiro.

Em 2010 foi coordenadora de 95% dos Planos de Promoção da Acessibilidade elaborados em Portugal.


2011

É docente no Mestrado de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foi uma das oradoras convidadas pela organização do TEDx Viseu, realizado no dia 26 de Novembro, na Pousada de Viseu, para debater o tema "City R-evolution".

Coordenadora do Plano Local de Promoção da Acessibilidade em Alvaiázere, Guimarães, Lousada, Alfândega da Fé, Médio Tejo, Setúbal, Santarém, Figueira da Foz e Valença.

Coordenadora do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade em Monção, Estarreja, Coruche, Aveiro, Oliveira do Bairro e Cascais.

Coordenadora do Plano Sectorial de Promoção da Acessibilidade em Albergaria-a-Velha.


2012

Convidada para audição sobre Reabilitação Urbana e Arrendamento Urbano pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local da Assembleia da República.

Oradora convidada para I Encontro Internacional Disabled Divers International, realizado no dia 28 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Tavira.

Em fevereiro, é convidada pela Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso a participar, enquanto oradora, na Conferência "Ordenamento e Mobilidade" realizada no Auditório da Casa da Botina.

Esteve presente como oradora no EUE 2012 - 10.º Encontro Utilizadores ESRI Portugal, nos dias 14 e 15 de março, em LIsboa.

Participou como oradora no Seminário 'Cidades sem Muros - contributos da academia na área da deficiência', que teve lugar no Centro de Estudos Sociais - CES, no dia 23 de abril.

Coordenadora do Plano Local de Promoção da Acessibilidade em Alandroal, Barcelos, Montemor-o-Velho, Guarda, Coimbra, Torres Vedras.

Coordenadora do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade em Almada, Castro Daire, Torres Vedras.

Coordenadora do Plano Sectorial de Promoção da Acessibilidade em Portimão, Torres Vedras.


2013

Oradora em matéria de Acessibilidade e Mobilidade para Todos como fatores de desenvolvimento do território em várias Conferências no âmbito do Programa RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para as Acessibilidades.

Foi vereadora numa autarquia portuguesa, no período de 2009-2013, e responsável pelos pelouros da mobilidade, regeneração urbana e imagem da cidade, planeamento estratégico e ordenamento do território.

Em maio de 2013 lançou a publicação com o título “Acessibilidade e Mobilidade para Todos – O Estado da Nação”

Coordenadora, em São Paulo no Brasil, de Encontro sobre Mobilidade Urbana.

Em outubro foi Palestrante com a apresentação "Gestão de Obras e Certificação" na III Semana de Integração do Núcleo de Exatas, Biológicas e da Saúde do Centro Univiersitário de Goiás

Em novembro de 2013 foi oradora com a apresentação "Acessibilidade para Todos" no âmbito do II Fórum de Educação e Ação Social, em Coruche.

Em dezembro de 2013 foi oradora com a apresentação "A Acessibilidade e a Mobilidade no Desenvolvimento das Cidades" no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em Viseu. 

 

2014

Oradora em matéria de Acessibilidade e Mobilidade para Todos como fatores de desenvolvuimento do território em várias Conferências no âmbito do Programa RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para as Acessibilidades.

Coordenadora, a nível nacional, de vários programas da Semana Europeia da Mobilidade onde também participou como oradora em matéria de Avessibilidade e Mobilidade para Todos.

Autora do artigo de opinião "Corredor de Mobilidade - percurso acessível a todos" publicado em http://ei.montepio.pt.

Oradora no âmbito da apresentação do projeto "Alojamento do Futuro", promovido pela AHRESP, dia 13 de março, BTL Lisboa.

Autora do artigo "Acessibilidade pata Todos - o Estado da nação" publicado na 1ª edição da revista de opinião Vida-UP.

Apresentação no âmbito da Sessão "ELAS SÃO MULHERES- Estratégias Pessoais para Vencer", dia 27 de junho, em Penafiel.

Convidada para debater “Las políticas de movilidad en Pontevedra” no âmbito do II Congresso da Red de Ciudades que Caminam, dia 17 de outubro na cidade galega de Pontevedra.

Oradora na área da mobilidade urbana - “CIDADE EFICIENTE: CIDADE EFICAZ”, no âmbito da terceira edição do Foro Pensar a Cidade do Século XXI, dias 23 e 24 de outubro, na Corunha.

Membro da Comissão de peritos "Pensar a Cidade do Século XXI" do Eixo Atlântico (Galiza e Norte de Portugal).

Em novembro de 2014 lançou a publicação com o título “A CIDADE DAS (i)MOBILIDADES - Manual Técnico de Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.

 

2015 

Autora de Artigo de Opinião na Revista Smart Cities sob o Tema “A aposta do Portugal 2020 no Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável: Uma oportunidade para os municípios”.

Capa de Revista e Autora de artigo em destaque na revista Anteprojetos apresentando a mpt® como empresa projetista da “Requalificação da Baixa de Vilamoura”.

É autora e co-autora de um vasto conjunto de publicações em matéria de Acessibilidade e Mobilidade.

 

Palestrante e Congressista convidada como perita em vários eventos nacionais e internacionais nas áreas da Acessibilidade, Mobilidade e Transportes, a destacar:

Março/2015 - 1ªs Jornadas da Amizade Cerveira-Tomiño, Goián, Tomiño.

Março/2015 – Colóquio Transportes Públicos em Debate, Anfiteatro do Hospital Beatriz Ângelo, Loures.

Abril/2015 - Seminário “Mobilidade: Novas Práticas”, Salão da Junta de Freguesia da Portela, Lisboa.

Maio/2015- Congresso Almada – Pensar o Futuro, Almada.

Maio/2015 - Seminário Acessibilidade Centros Históricos e Turísticos, Universidade do Algarve, Faro.

Junho/2015 – Conferência O Turismo Acessível no Porto e Norte de Portugal, Casa da Música, Porto.

Junho/2015 – Ação de Sensibilização em Turismo Acessível, Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa.

Junho/2015 – Conferência A acessibilidade como fator de regeneração dos territórios físicos e sociais, Lousã.

Setembro/2015 – Seminário Guimarães Capital Verde Europeia 2020.

Setembro/2015 – Semana Europeia da Mobilidade, Caldas das Rainha.

Setembro/2015 – Semana Europeia da Mobilidade, Loures.

Setembro/2015 - Empreendedorismo em turismo acessível, Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores.

Setembro/2015 – Tourism Talks Pro – Turismo para todos, Hotel Vila Galé Ópera, Lisboa.

Outubro/2015 – III Congresso Cidades que Caminham, Torres Vedras.

 

Consultoria e coordenação de vários estudos e projetos:

Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - NUT III da CIM Oeste.

Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Região de Leiria.

Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Área Metropolitana do Porto.

Plano de Ação Mobilidade Urbana Sustentável da NUTS III Douro.

Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da CIM Baixo Alentejo.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Sines.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da CIM Alto Tâmega.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Felgueiras.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Guimarães.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Lagoa.

Plano de Mobilidade e Transportes no Concelho de Vila Franca de Xira.

Plano Estratégico de Mobilidade e Transportes de Leiria.

Plano Estratégico de Turismo Acessível do Porto e Norte de Portugal.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Palmela.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Loures.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Caldas da Rainha.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município do Montijo.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Odemira.

Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas da área Territorial da CIM-BSE.

Plano de Ação para a Regeneração Urbana da ARU de Mondim de Basto.

Plano de Ação de Regeneração Urbana do Bombarral.

Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) e do Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD) de Ferreira do Alentejo.

Plano de Ação de Regeneração Urbana de Amarante.

Consultadoria na Promoção de Acessibilidades de Leiria.

Projeto de Sinalização Vertical do Parque de Estacionamento nº. 1 Nova Vida (Luanda).

Elaboração de Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines.

Estudo Conceptual do Parque de Estacionamento da Baviera - Vila Nova de Gaia.

Projeto de Execução da Rede de Ciclovias Urbanas de Guimarães.

Consultoria na Promoção das Acessibilidades no Município de Cascais.

Estudo: diagnóstico e propostas "Portugal Acessível" para o Turismo de Portugal.

Projeto de Requalificação do Espaço Público de Lagoa (Largo do Município), Rua Dr. Ernesto Cabrita e Largo do Município.

 

2016

Membro da Comissão de Peritos do Fórum “Pensar as Cidades Século XXI”, do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular (Galiza e Norte de Portugal).

Coordenação Estratégica de Feiras Internacionais.

Autora de artigo em destaque na revista Anteprojetos com apresentação do projeto mpt® “Caminho da Via Sacra na Vila de Castro Daire”.

 

Palestrante e Congressista convidada como perita em vários eventos nacionais e internacionais nas áreas da Acessibilidade, Mobilidade, a destacar:

Fevereiro/2016 – Oradora no Natura 2000 Green Home – Parque Rede Natura 2000, Torres Vedras.

Abril/2016 - XIII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, Vila Nova de Gaia.

Abril/2016 – Moderadora no painel "Clusters de logística urbana: inovação e ações", no âmbito do evento Dorothy Cluster Roadshow, Porto.

Abril/2016 - Oradora no 1º Encontro Ibérico da Internacional Netwokfor Traditional Building, Architecture and Urbanism, Escola Superior da Gallaecia.

Maio/2016 – Oradora no seminário “Boas Práticas Hoteleiras para Pessoas com Necessidades Especiais”, Vila Nova de Famalicão. “Turismo Acessível Do dever social à oportunidade de negócio”.

Maio/2016 – Workshop “Assumir preocupações ambientais e de sustentabilidade nas Caldas da Rainha” – Caldas da Rainha.

Maio/2016 – Oradora em “Cidade(s) do Futuro| 1ªas Jornadas de Coimbra das MSD”.

Maio/2016 – Oradora em “A Mobilidade Urbana e Metropolitana”, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett – Porto, organizado pela AMP.

Junho/2016 – Interveniente no ciclo de conversas “Espaço Público – Novos Desafios”, Cine Teatro Alba, Albergaria-a-Velha.

Junho/2016 – Oradora no “I Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento”, Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Penafiel.

Setembro/2016 – Participante em “III – Conversas de Pelouro - Mobilidade para Todos”, Edifício GNRation, Braga.

Setembro/2016 – Oradora no congresso “Mobilidade Urbana Sustentável – Um Desafio de Futuro”, Teatro Cine, Pombal.

Outubro/2016 – Participante na Sessão de Encerramento da Parceria BRENDAIT, Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

Dezembro/2016 – Oradora no II Colóquio “Acessibilidades…(Vi)ver 100 barreiras”, Auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.

 

Consultoria e coordenação de vários estudos e projetos:

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Fafe.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Amarante.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e do Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD) de Castro Daire.

Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Ribeira de Pena.

Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Oliveira do Bairro.

Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - Sotavento Algarvio, AMAL.

Plano Municipal de Acessibilidade para Todos da C M Valongo.

Plano de Operacionalização e Implementação das Ações de Mobilidade Urbana Sustentável na Cidade de Lamego.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município da Nazaré.

Projeto de reordenamento e requalificação do cais do ouro e espelho de água contíguo da APDL.

Projeto da Rede de Ciclovias Urbanas de Vila Nova da Barquinha.

Projeto de Requalificação da Baixa de Vilamoura.

Projeto da Av. Dr. Leonardo Coimbra  (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Felgueiras).

Projeto da Rua Rebelo de Carvalho (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Felgueiras).

Projeto de Requalificação do Caminho da Via Sacra e do Largo da Feira das Vacas.

Projeto de Reorganização Urbana e Mobilidade Suave em 4 Bairros da Cidade de Braga: Montélios, na envolvente da Torre Europa - S. Vitor, envolvente da Makro e Quinta da Fonte - S. Vicente, C M Braga.

Projeto de vias de comunicação - Via do Peregrino na EN 15 entre o Km 3.200 e o Km 6.900.

Projeto de Execução da Praça Machado dos Santos, C M Valongo.

Projeto da Rede de Ciclovias de Guimarães, integradas na Capital Verde Europeia.

Projeto de Requalificação do Espaço Público da Rua Marquês de Pombal e Praça da República, Sines.

Elaboração de um guia de orientações técnicas para a intervenção e requalificação do espaço público das cidades de Felgueiras e Lixa.

Consultoria Técnica especializada para Zonas de Acesso Condicionado (ZAC), C M Porto.

Estudo Preliminar para Inserção de Ponte Pedonal e Elevadores Públicos na cidade de Amarante.

Desenvolvimento de animação no âmbito da promoção e comunicação das políticas de mobilidade urbana sustentável de Leiria.

Coordenação de Ações de Sensibilização em Mobilidade Urbana Sustentável, Torres Vedras.

 

2017

Detentora do título de Especialista em Transportes e Vias de Comunicação pela Ordem dos Engenheiros.

Detentora do Cartão Europeu de Engenharia (Engineering Card).

Prefácio da Publicação TOM: Porto - “Mudar o Mundo” no Porto - "Tikkun Olam Makers", Porto.

Presença no livro QUEM É QUEM - Anuário de Arquitetura e Engenharia.

Autora de Artigo na Revista Encontros da AECA com apresentação das áreas de Negócio mpt® e a sua dinâmica de inovação e internacionalização.

Autora de artigo em destaque na revista Anteprojetos com apresentação do projeto mpt® “Praça Machado dos Santos, Valongo”.

Autora do artigo para o Catálogo do LINC (Laboratório da Inclusão) com o título “Novas funções das cidades serem cidades para Totos”.

Artigo cientifico para a Revista OMNIA, edição sobre acessibilidade universal, sob o tema “A Acessibilidade Universal na Qualificação das Cidades e dos Territórios Físicos e Sociais: Da Rede de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos ao Portugal 2020”.

Autora de Artigo de Opinião na Revista Smart Cities sob o Tema “Novas funções das cidades contemporâneas: as cidades como ginásios ao ar livre”.

Participação no Programa Sociedade Civil da RTP2 apresentado pelo Jornalista Luis Castro no âmbito do “Dia Europeu sem Carros".

Entrevista para o Jornal de Notícias JNUrbano sob o tema “As Cidades não são para velhos”, subtema “Os passeios são o principal problema”.

Entrevista para o Jornal de Notícias JNUrbano sob o tema de Capa “Ciclovias sem regras por entre uma selva de carros”.

Coordenação Estratégica de Feiras Internacionais.

 

Palestrante e Congressista convidada como perita em vários eventos nacionais e internacionais nas áreas da Acessibilidade, Mobilidade e Transportes:

Fevereiro/2017 – Interveniente no debate “Mobilidade Urbana Sustentável”, Cine Teatro Alba, Albergaria-a-Velha.

Março de 2017 - 4th European Conference on Sustainable Urban Mobility Plans.

Junho/2017 - Oradora no seminário "TURISMO PARA TODOS NO ALTO TÂMEGA: NOVOS DESAFIOS", Vidago Palace Hotel, Chaves.

Julho/2017 – Oradora no seminário “Encontros com a Cidade”, Funchal.

Julho/2017 – Apresentação e Discussão Pública do Projeto de Qualificação pública da Rua da Pega na Câmara Municipal de Aveiro.

Agosto/2017 – Oradora no Seminário de abertura das Festas do Concelho de Góis “Turismo para Todos, Góis a Caminho da Inclusão”, Auditório da Casa do Artista de Góis.

Setembro/2017 – Oradora nas Jornadas Transfronteiriças Acessibilidade para Todos “Atendimento para tod@s”, Mercado de Tomiño, Pontevedra, Espanha.

Setembro/2017 – Oradora no seminário “Loulé Adapta – Mobilidade Urbana”, Cineteatro Louletano, Loulé.

Setembro/2017 – Oradora nos Encontros “SPERAE _ Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI)”, Cineteatro Caracas, Oliveira de Azeméis.

Setembro/2017 – Oradora no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade em Caldas da Rainha.

Setembro/2017 – Conferencista no âmbito da Arouca 4.0 Summit, Arouca.

Novembro/2017 – Oradora no VI Encontro Transfronteiriço de profissionais de museus – Museus e Acessibilidades, Mértola.

 

Consultoria e coordenação de vários estudos e projetos:

Estudo para Planeamento e Avaliação de uma Rede de Transporte Público Flexível no Alto Tâmega.

Estudo prévio e projeto de execução da Requalificação do Espaço Público da Rua Marquês de Pombal e Praça da República, Sines.

Estudo prévio e projeto de execução para a Estação da Mobilidade de Sines.

Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas de Alandroal.

Plano de mobilidade e transportes para o concelho de Odivelas.

Plano de Promoção do Turismo Acessível nas Aldeias Históricas de Portugal (PPTA-AHP).

Plano de mobilidade e transportes de faro – fecho do Plano.

Projeto da requalificação da avenida heróis de chaves, avenida da trindade e avenida da cocanha, Chaves.

Projeto de execução para a “qualificação da rua da Pêga”, Aveiro.

Projeto de Execução - Requalificação do Centro Histórico de Castro Daire.

Projeto de requalificação urbana - eixo Macário de Castro, C M Lamego.

Projeto de requalificação da rua Visconde de Arneirós e envolvente, C M Lamego.

Projeto de execução da rede ciclável da Cidade da Covilhã.

Projeto de execução de ponte pedonal na cidade de Amarante, Estudos Preliminares.

Projeto de execução do elevador público de são Gonçalo.

Projeto de Execução de Valorização Paisagística da Praça de S. Marcos, em Stº Antº das Areias, Vila do Marvão.

Implementação de Condições de Acessibilidade no Turismo Religioso de Braga (Candidatura all for all).

Elaboração de Candidatura e Projeto de Execução do Passadiço do Zêzere, C M Manteigas.

 

2018

Representante da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do ICVM que preside ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia.

Apresentação do “Projeto de Execução da Rede Ciclável da Cidade da Covilhã” na Revista Encontros da AECA.

Autora de artigo para o E-Boletín da Asociación de Museólogos y Museógrafos de Andalucía sob o tema “Acessibilidade e mobilidade para todos – implementação e certificação”.

Autora de artigo na Revista Business Portugal do Jornal Público sob o tema “Liderança no Feminino”.

Autora de artigo científico para a OE sob o tema “A Mobilidade Urbana Sustentável - da engenharia das infraestruturas e dos transportes à engenharia das cidades”.

Desenvolvimento de ações de formação/sensibilização em matéria de Acessibilidade e Mobilidade para todos.

Preparação da Publicação “ A Cidade das Bicicletas – orientações técnicas para desenhar territórios cicláveis.

 

Consultoria e coordenação de vários estudos e projetos em curso:

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável das Caldas da Rainha.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Quarteira-Vilamoura.

Estudo de Mobilidade e Gestão de Tráfego para a Cidade de Braga.

Projeto de implementação de percursos acessíveis na cidade de Beja-Centro Histórico e envolvente 1ª fase (percurso Beja antiga).

Projeto de execução do elevador público da Rua Cândido dos Reis e reformulação das zonas dos encontros norte e sul da ponte pedonal da C M Amarante.

Projeto de Requalificação do Espaço Público de Ferragudo, Lagoa.

Projeto Execução para Requalificação de Corredores Intersticiais de Acessos Públicos ao Centro de Vilamoura.

Anteprojeto e Projeto de execução - Reabilitação da Avenida Vieira Guimarães, C M Nazaré.

Anteprojeto e Projeto de execução - Reabilitação da Avenida do Município, C M Nazaré.

Anteprojeto e Projeto de execução - Reabilitação da Rua Sub-Vila, Rua Branco Martins e Praça Sousa Oliveira, C M Nazaré.

Proposta para a criação de imagem geral para as esplanadas de Sines.

Ciclovia de Torres Novas e interface com Terminal Rodoviário - Ciclovia de Torres Novas.

Carta das Patologias Urbanas nos Principais Aglomerados Urbanos do Município de Valongo.

Coordenação geral de Projeto Internacional para Ponte pedociclável sobre o Rio Minho “Caminho do Rio” – entre Tomiño e Cerveira, da autoria da mpt®, premiada na primeira fase do concurso de ideias, nos 3 projetos selecionados de 26 propostas apresentadas: Álvaro Siza e Jorge Amorín Nunes, Francisco Javier Zubia e Paula Teles, e Ginés Garrido e Alejandro Bernabeu.