Paula Teles - Timeline

1993

Em Julho de 1993 conclui o curso de Engenharia Civil, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tirando a opção de Planeamento do Território, Ambiente e Transportes.

 

1994

A 1 de Março de 1994 é admitida na Carreira Técnica Superior de Engenharia Civil da opção de Planeamento na Câmara de Matosinhos, sendo inserida no Departamento de Planeamento.

Dentro deste Departamento é integrada na Divisão de Circulação e Transportes, lugar que ocupou com funções de coordenação até 31 de Julho de 2004, a partir da qual entrou em regime de Licença sem Vencimento.

 

1995

Em Maio de 1995 conclui o curso de Pós-Graduação: "Estratégias e Metodologias da Gestão Urbanística", realizada na FEUP.

Participa no Projecto PROACCESS: "Construir uma cidade sem barreiras", da iniciativa da Secretaria Nacional da Reabilitação. O principal objectivo deste trabalho foi chamar a atenção para o problema da falta de acessibilidades no espaço público e no edificado, para as pessoas com mobilidade reduzida, por forma a criar-se normas de construção que visem soluções integradas. Trabalho que esteve na base da criação do actual decreto-lei das acessibilidades.

1996

Em Dezembro de 1996 cria e dirige a empresa Engitrânsito - Engenharia e Técnicas de Trânsito, Lda. com sede em Leça da Palmeira, tendo efectuado trabalhos na área do trânsito, nomeadamente projecto e execução de sinalização horizontal e vertical definitiva, para diversas entidades públicas, donde se destaca a Câmara Municipal do Porto.

Cessa esta actividade em Dezembro de 1998.

 

2003

Em 2003, e em colaboração com a APPLA - Associação Portuguesa de Planeadores do Território, cria o projecto da "Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos", com a entrega da respectiva Bandeira da Mobilidade, e com o objectivo da eliminação das barreiras urbanísticas, por forma a criar uma Cidade para Todos e em especial para aqueles que possuem mobilidade reduzida. Este projecto, onde é Coordenadora Nacional, contempla actualmente cerca de 80 Municípios Portugueses.


2004
Em 2004 cria a Sociedade Unipessoal M.pt, mobilidade.paulateles com sede no Porto, para o desenvolvimento de estudos, projectos e consultoria na área da Mobilidade, Engenharia de Tráfego, Transportes e Ordenamento do Território, estando actualmente a desenvolver vários projectos para diversas entidades, a referir alguns Planos de Mobilidade e Transportes para Municípios. (Conceitos de Corredores de Bicicletas, Transportes Públicos Ecológicos, Áreas Pedonais, Interfaces, Estacionamento e Sistemas de Cargas e Descargas, etc.)

É neste ano que também inicia actividade de Assessora Autárquica na área do Trânsito e Mobilidade Urbana em vários municípios.

Termina o Mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pelas Faculdades de Engenharia e Arquitectura da Universidade do Porto.

Lecciona disciplinas na área da Mobilidade para Todos em cursos de formação e pós-graduações.

Inicia a carreira de docente no Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração de Aveiro (ISCIA) onde coordena o Departamento de Dinâmicas em Rede e Mobilidade.


2005
A 9 de Abril de 2005 é lançado o livro "Os territórios (sociais) da Mobilidade", no Auditório da Câmara Municipal de Matosinhos. Este trabalho aborda a mobilidade de vários sectores sociais que, embora em emergência, têm sido permanentemente ignorados nos projectos, a referir, os idosos e as pessoas de mobilidade reduzida.

No ano lectivo 2005/2006 é docente convidada da Universidade de Aveiro leccionando as cadeiras de Planeamento Urbano, Planeamento da Cidade e Circulação e Planeamento dos Transportes aos cursos de licenciatura de Planeamento Regional e Urbano, Gerontologia (saúde) e Engenharia Civil.

Integra a Secção de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro.


2006
Coordena o número especial da Revista Planeamento sobre Mobilidade.

Neste ano cria o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM).

Co-autora do livro "Desenho Urbano e Mobilidade para Todos"

Com a revisão do Decreto Lei das Acessibilidades - Decreto-Lei nº163/2006 - fez parte de um grupo restrito de especialistas (total de 3) que deu formação a nível nacional para a sua promoção e melhor interpretação.


2007

Torna-se Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM).É convidada para inúmeras apresentações ao nível nacional e internacional.

Torna-se especialista em Acessibilidade e Mobilidade para Todos.

A convite do Governo Português para coordenar uma publicação que desenhasse a lei portuguesa das acessibilidades - Decreto-Lei nº163/2006 - "Guia Acessibilidade e Mobilidade para Todos".

É convidada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) a integrar um programa de formação do governo Português sobre esta matéria.

É convidada pelo Instituto Superior Técnico (IST) a leccionar no mestrado Design para a Diversidade.

Durante este ano reúne um número significativo de entrevistas cedidas sobre Mobilidade aos diferentes tipos de imprensa: jornais; revistas; rádio e televisão.

É oradora no V Encuentro Ciudadano con la Movilidad com o tema "Movilidad para todos", em Bilbao, Palacio Euskalduna.

É a Coordenadora Geral do projeto do Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho - Vila Nova de Foz Côa.


2008

É convidada pela Secretaria de Estado da Reabilitação para coordenar o Grupo de trabalho com vista às alterações|correcções da actual e recente lei das acessibilidades e mobilidade para Todos.

No âmbito do Instituto de Vilas e Cidades com Mobilidade tem a coordenação de vários projectos, a destacar a FORMAÇÃO na área da mobilidade, o Jornal Planeamento e Cidades e várias candidaturas ao QREN, designadamente, o projecto “AMP Acessível” em parceria com a Área Metropolitana do Porto e a elaboração da 1ª geração de Planos Municipais de Promoção da Acessibilidade em parceria com cerca de 25 autarquias portuguesas.

Torna-se membro da ENAT, European Network for Accessible Tourism.

Integra os Órgãos Sociais da APTTA, Associação Portuguesa de Turismo Acessível.

É nomeada pelo Governo português para integrar o Grupo de Trabalho da Acessibilidade.

Inicia o desenvolvimento de um conjunto de trabalhos sobre Acessibilidades e Mobilidade para Todos para a Secretaria de Estado Adjunta e da Reabilitação do Governo Português.

Eleita Presidente da Comissão Técnica de Acessibilidade e Design Inclusivo – IPQ – Instituto
Português da Qualidade – Abril de 2008.

Elaboração das Normas Técnicas para a Certificação da Acessibilidade e Design Inclusivo em Portugal.

Coordenadora Geral de vários Programas de Promoção da Acessibilidade de Âmbito Municipal, Local e Setorial: Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis) Associação de Municípios do Vale do Sousa - Rota do Românico (Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel) e Municípios de Coimbra, Guimarães, Lagos, Leiria, Maia, Matosinhos, Odivelas, Palmela, Penafiel, Peniche, Ponte da Barca, Portimão, Sever do Vouga, Vila Franca de Xira, Viseu e Vila Real de Santo António.


2009

Em Janeiro é convidada para coordenadora geral do Conselho Consultivo da Acessibilidade da Área Metropolitana do Porto.

Recebe convite para leccionar a disciplina de Design Universal no curso de Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Em Abril representa Portugal no CEN – Comité Européen de Normalisation – em Bruxelas, sobre normalização em matéria de acessibilidade e design inclusivo.

Em Maio é convidada pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, para acompanhar o Governo Português numa visita de trabalho ao Instituto Municipal de Personas con Disminuicón - Ayuntamiento de Barcelona no âmbito do Plan de Accessibilitad a la Ciudad para Todas las Personas.

Integra a equipa docente do CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade – da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (http://www.acessibilidade.net/contactos.php)
Coordenadora Geral de vários Programas de Promoção da Acessibilidade de Âmbito Municipal.

É a Coordenadora Geral do projeto de Execução para a obra de Requalificação da Baixa de Vilamoura.

A 8 de Setembro, no Auditório da Área Metropolitana do Porto, numa cerimónia presidida por Sua Ex.ª Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação Idália Moniz, Paula Teles lança o livro com o título: ”Cidades de Desejo entre Desenhos de Cidades – Boas práticas de Desenho Urbano e Design Inclusivo”.


2010

É investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro num projecto de mobilidade.

Foi a única técnica portuguesa convidada pelo Governo Português, enquanto oradora, para o lançamento do Programa RAMPA, na Universidade de Aveiro.

Em 2010 foi coordenadora de 95% dos Planos de Promoção da Acessibilidade elaborados em Portugal.


2011

É docente no Mestrado de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foi uma das oradoras convidadas pela organização do TEDx Viseu, realizado no dia 26 de Novembro, na Pousada de Viseu, para debater o tema "City R-evolution".

Coordenadora do Plano Local de Promoção da Acessibilidade em Alvaiázere, Guimarães, Lousada, Alfândega da Fé, Médio Tejo, Setúbal, Santarém, Figueira da Foz e Valença.

Coordenadora do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade em Monção, Estarreja, Coruche, Aveiro, Oliveira do Bairro e Cascais.

Coordenadora do Plano Sectorial de Promoção da Acessibilidade em Albergaria-a-Velha.


2012

Convidada para audição sobre Reabilitação Urbana e Arrendamento Urbano pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local da Assembleia da República.

Oradora convidada para I Encontro Internacional Disabled Divers International, realizado no dia 28 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Tavira.

Em fevereiro, é convidada pela Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso a participar, enquanto oradora, na Conferência "Ordenamento e Mobilidade" realizada no Auditório da Casa da Botina.

Esteve presente como oradora no EUE 2012 - 10.º Encontro Utilizadores ESRI Portugal, nos dias 14 e 15 de março, em LIsboa.

Participou como oradora no Seminário 'Cidades sem Muros - contributos da academia na área da deficiência', que teve lugar no Centro de Estudos Sociais - CES, no dia 23 de abril.

Coordenadora do Plano Local de Promoção da Acessibilidade em Alandroal, Barcelos, Montemor-o-Velho, Guarda, Coimbra, Torres Vedras.

Coordenadora do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade em Almada, Castro Daire, Torres Vedras.

Coordenadora do Plano Sectorial de Promoção da Acessibilidade em Portimão, Torres Vedras.


2013

Oradora em matéria de Acessibilidade e Mobilidade para Todos como fatores de desenvolvimento do território em várias Conferências no âmbito do Programa RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para as Acessibilidades.

Foi vereadora numa autarquia portuguesa, no período de 2009-2013, e responsável pelos pelouros da mobilidade, regeneração urbana e imagem da cidade, planeamento estratégico e ordenamento do território.

Em maio de 2013 lançou a publicação com o título “Acessibilidade e Mobilidade para Todos – O Estado da Nação”

Coordenadora, em São Paulo no Brasil, de Encontro sobre Mobilidade Urbana.

Em outubro foi Palestrante com a apresentação "Gestão de Obras e Certificação" na III Semana de Integração do Núcleo de Exatas, Biológicas e da Saúde do Centro Univiersitário de Goiás

Em novembro de 2013 foi oradora com a apresentação "Acessibilidade para Todos" no âmbito do II Fórum de Educação e Ação Social, em Coruche.

Em dezembro de 2013 foi oradora com a apresentação "A Acessibilidade e a Mobilidade no Desenvolvimento das Cidades" no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em Viseu. 

 

2014

Oradora em matéria de Acessibilidade e Mobilidade para Todos como fatores de desenvolvuimento do território em várias Conferências no âmbito do Programa RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para as Acessibilidades.

Coordenadora, a nível nacional, de vários programas da Semana Europeia da Mobilidade onde também participou como oradora em matéria de Avessibilidade e Mobilidade para Todos.

Autora do artigo de opinião "Corredor de Mobilidade - percurso acessível a todos" publicado em http://ei.montepio.pt.

Oradora no âmbito da apresentação do projeto "Alojamento do Futuro", promovido pela AHRESP, dia 13 de março, BTL Lisboa.

Autora do artigo "Acessibilidade pata Todos - o Estado da nação" publicado na 1ª edição da revista de opinião Vida-UP.

Apresentação no âmbito da Sessão "ELAS SÃO MULHERES- Estratégias Pessoais para Vencer", dia 27 de junho, em Penafiel.

Convidada para debater “Las políticas de movilidad en Pontevedra” no âmbito do II Congresso da Red de Ciudades que Caminam, dia 17 de outubro na cidade galega de Pontevedra.

Oradora na área da mobilidade urbana - “CIDADE EFICIENTE: CIDADE EFICAZ”, no âmbito da terceira edição do Foro Pensar a Cidade do Século XXI, dias 23 e 24 de outubro, na Corunha.

Membro da Comissão de peritos "Pensar a Cidade do Século XXI" do Eixo Atlântico (Galiza e Norte de Portugal).

Em novembro de 2014 lançou a publicação com o título “A CIDADE DAS (i)MOBILIDADES - Manual Técnico de Acessibilidade e Mobilidade para Todos”